24 maio 2007

O que é a arte?


Deram-se algumas tintas e papel à Betsy, uma chimpanzé do Jardim Zoológico de Baltimore, com os quais ela criou vários produtos alguns dos quais podem chamar-se pinturas. Ainda que os trabalhos de Betsy não sejam obras-primas, são inegavelmente interessantes e, à sua maneira, apelativos. Foram expostos no Field Museum of Natural History em Chicago algumas peças seleccionadas do trabalho de Betsy. Suponha que, no mês seguinte, aquelas mesmas peças são exibidas no Chicago Art Institute, e que nas duas exposições os trabalhos de Betsy foram muito admirados pelos visitantes.
É arte o trabalho de Betsy?
Será só arte em certas condições de exposição (por exemplo, no museu de arte, mas não no museu de história natural)?
Margaret P. Battin

2 comentários:

Anónimo disse...

Na nossa opinião, as pinturas de Betsy, apesar de estarem expostas no Field Museum of Natural History, em Baltimore, não podem ser consideradas obras de arte.
Ora vejamos, ao longo dos tempos a definição de arte sempre foi muito difícil de estabelecer, daí surgiram várias teorias para a classificação da mesma. Primeiro aceitava-se a teoria da arte como imitação que defendia que uma boa arte era aquela que imitava algo proveniente da natureza. Confrontando esta teoria com a obra da Betsy, esta não pode ser considerada arte pois não imita nada da natureza em concreto;
Mais tarde, passou a ser aceite a teoria da arte como expressão, que defende que uma obra é arte se e só se exprimir os sentimentos e emoções do autor e que essas emoções tem de ser sentidas pelos admiradores da obra. Isto também não se verifica na obra de Betsy visto que ela é um animal irracional não podendo incutir quaisquer sentimentos na mesma. Por fim, surgiu uma nova teoria, a teoria da arte como forma significante que defende que uma obra de arte é arte se e só, provoca nas pessoas emoções estéticas. A obra de Betsy também não se encaixa nesta teoria visto que será muito difícil um ser humano captar algum sentimento ao ver um quadro dela.
Concluindo, a obra de Betsy não é arte mesmo que esteja exposta num museu de arte devido aos critérios acima referidos.

Trabalho realizado por :
André Vilaça nº 5249
Sílvia Vieira nº 6564
Vânia Vilaça nº 5242

Anónimo disse...

Não é arte pois não suscita qualquer sentimento, qualquer emoção ao sujeito contemplador.
O chimpanzé é um animal irracional que não possui sensibilidade, criatividade, imaginação, emotividade para produzir arte; nem tão pouco para a contemplar.
Considerando o Homem como um ser racional, este possui uma estrutura lógica para criar arte, como sendo esta uma manifestação e uma fonte de sensação ou prazeres sensíveis que expressam os sentimentos do artista e proporcionam, desta forma, uma gama variada de interpretação ao sujeito contemplador. Daí o carácter polissémico da arte.

A. Filipa
Filipa
J.Pedro A.
J. Pedro C.

10A

Programação das AULAS DE FILOSOFIA - RTP Madeira com o Prof. Rolando Almeida

Podes aceder às aulas de Filosofia da RTP Madeira, lecionadas pelo Prof. Rolando Almeida (na foto), acedendo aos links abaixo.  TELENSINO (R...