28 fevereiro 2007

Quem foi Platão?


Platão (428/427 a.C – 347 a.C) foi um filósofo grego, discípulo de Sócrates, fundador da Academia e mestre de Aristóteles. A sua filosofia é de uma grande importância e influência. Platão dedicou-se a vários temas, entre eles a ética, a política, a metafísica e a teoria do conhecimento.

Em linhas gerais Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contacto permanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. A primeira é uma realidade permanente, imutável, igual a si mesma.
A segunda são todas as coisas que nos afectam os sentidos, são realidades dependentes e mutáveis.

Esta concepção platónica é conhecida por Teoria das Ideias ou teoria das Formas.
Platão também elaborou uma teoria gnosiológica ou seja, uma teoria que explica como se pode conhecer as coisas, ou ainda, uma teoria do conhecimento. Segundo ele, ao ver um objecto repetidas vezes, uma pessoa lembra-se aos poucos da Ideia daquele objecto, que viu no mundo das Ideias.

Para explicar como se dá isso, Platão recorre a um mito que diz que, antes de nascer a alma de cada pessoa vivia no mundo das Ideias. Quando uma pessoa nasce a sua alma é lançada para a Terra. Com o impacto a pessoa esquece tudo o que adquiriu no mundo das ideias e só volta a lembrar-se quando um objecto lhe aparece de diferentes formas, aí ela recorda-se da ideia desse objecto. Essa recordação, para Platão designa-se de anamnesis, ou Reminiscência.


David Barbosa
Paula Martins
10ºB

31 comentários:

Anónimo disse...

isto ta buéda complicado por isso acho isto um bocado mau!



xau
beijinhos

Anónimo disse...

isto e chato e secante prefiro a missa

Anónimo disse...

isto é muito legal por que passa muitas reflexao para nos.




tchauuuu
bjssssssssssssssssssssssssssssssss

Anónimo disse...

foi muito útil pra mim dar ctrl c e ctrl v pro meu trabalho de filosofia haha :B muitissimo obrigado, beeijos :*

Anónimo disse...

Esto está muito elaburado.E deviam fazer um RESUMO disto tudo.

Anónimo disse...

aii isso é muitoxato mais tenho q estudar né

Unknown disse...

oeiii adorei..pois passa muito conhecimento para nos......



bjoOoO


deiss....carmem
xeuu

oi disse...

isso é pra burro

Jéssica Luiz disse...

É gratificante saber que tem pessoas que se importam em transmitir o conhecimento adquirido para os outros. Esse tipo de informação são de suma importância para jovens, que como eu estão no ensino médio, e precisam desse conhecimento pra fazer trabalhos e também para enriquecer o nosso intelicto.

Muito obrigada e continue nesse caminho. Beijos!!!!!!!!!!

aninha* disse...

graças a Deus
esse texto me salvou de uma recuperaçao em filozofia

XD!!!!!!!!!
bjsssssssss

PAULA THAIS disse...

LEGAL SABER QUE FOI UM OTIMO FILOSOFO...DOLLU

Anónimo disse...

basta pensar e todos nos somos filosofos mas PLATÃO é um dos maiores

Anónimo disse...

Otimo tópico vlw pela ajuda.

érika disse...

adorei d+ esse site!
tem tudo q eu queria saber!

bjs

Unknown disse...

eu gostei muito mais so estou lendo porq e presiso mais acho q ñ da en nada estudar a vida de quem existiu a decadas antes de cristo bom é isso q eu acho bjss para todos valeria!

Anónimo disse...

isto ta muito fixe mas tem muita coisa que nao intereça: acho que deviam por menos informaçao.Mas deu paar desenrascar

Anónimo disse...

Aiin Porq Filosofia eh tããão Complicado ??


Bjs'

Anónimo disse...

Muito interessante ... me ajudou bastante!!!

Beijos

Anónimo disse...

Platão foi um otimo filosofo e um bom homem.

Anónimo disse...

foi muito bom fiz uma pesquisa para a escola,ficou muito boa







valeu

Anónimo disse...

Ajudou bastante! Obrigado,esta tudo muito bem resumido.

Anónimo disse...

que bom saber que ainda podemos confiar em em textos assim para podermos estudar para adquirir mais conhecimento!!

adoreei (:
;*

Anónimo disse...

olha aí galera da filô, PARABÉNS! legal mesmo! valeu!
sds,

Samir

Anónimo disse...

amei o textoo..=)

Anónimo disse...

É giro o texto mas tenho que admitir que é secante

nivea maia disse...

td q eu qeuria vi aq nesta pagina

Unknown disse...

Muito Bom Obrigado.

°ღ•LǺЯǺ●•٠·˙ disse...

valeu!! sua postagem me ajudou mt na minha pesquisa de História.
Valeu mesmo!!!!
;*

paloma disse...

Me ajudou muito, muito obrigado, a vida de platão tem muita coisa importante pró dias de hoje.

Anónimo disse...

Hoje existe uma forma mais facio de ir pro mundo das ideias...usando maconha...kkk'!

anynha disse...

adorei saber sobre esse filosofo grego....tenho q fazer um trabalho uper complicado de filosofia eu achando q seria chato mas ate q eh legal.

Programação das AULAS DE FILOSOFIA - RTP Madeira com o Prof. Rolando Almeida

Podes aceder às aulas de Filosofia da RTP Madeira, lecionadas pelo Prof. Rolando Almeida (na foto), acedendo aos links abaixo.  TELENSINO (R...