10 outubro 2008

Vídeos Filosofia


No youtube pode encontrar alguns vídeos sobre Filosofia. A série brasileira "Ser ou não ser", produzida para a TV, embora não apresente boa qualidade técnica, no entanto é interessante sob o ponto de vista pedagógico.

Veja este exemplo sobre Platão:


3 comentários:

Carlos Pires disse...

Mais interessante que esse vídeo (que tem momentos pouco felizes), mas também brasileiro e sobre Platão:
Uma pequena história de banda desenhada inspirada na “Alegoria da Caverna”, chamada “As Sombras da Vida”. Nessa história relaciona-se de maneira divertida e inteligente a situação dos prisioneiros da caverna com a situação das pessoas “viciadas” na televisão.
Pode-se encontrar essa banda desenhada em http://www.monica.com.br/cgi-bin/load.cgi?file=news/welcome.htm&pagina=../../mural/tikarabatizado.htm: é preciso clicar em Quadradinhos, depois em Histórias Seriadas e finalmente em Piteco: As Sombras da Vida

Sérgio Cortinhas disse...

A questão é que não é fácil encontrar filmes/vídeos em formato curto e informal sobre filosofia. E um filme tem uma função pedagógica diferente de uma BD na sala de aulas.
A série brasileira em referência, mesmo não sendo um exemplo sublime de rigor científico, permite uma agradável introdução do tema. Veja-se, por exemplo o filme obre Lógica.
SC

tabarish disse...

É lógico...

Programação das AULAS DE FILOSOFIA - RTP Madeira com o Prof. Rolando Almeida

Podes aceder às aulas de Filosofia da RTP Madeira, lecionadas pelo Prof. Rolando Almeida (na foto), acedendo aos links abaixo.  TELENSINO (R...