12 novembro 2008

Billy Elliot

Billy Elliot tem um grande sonho: o de dançar. Apesar do seu pai, um mineiro de Durham, insistir para que o filho aprenda lições de boxe, actividade para a qual este não tem especial jeito.
Este é mote para uma história interessantíssima cujo enredo se situa num bairro operário inglês, durante o período de greves gerais da Inglaterra em 1984.

Da crítica familiar à pressão social da comunidade, Billy tudo enfrenta para realizar o seu sonho de pertencer ao Royal Ballet.´

Em que medida este filme nos remete para o "processo de socialização", para o papel dos "agentes de socialização" e "conflitos entre agentes de socialização", para a questão da "integração social" e dos "mecanismos de controlo social"?

4 comentários:

ana maria disse...

O filme Billy Elliot de Stephen Daldry tem como pano de fundo as lutas grevistas dos mineiros na década de 80, retratando a classe média inglesa e o seu quotidiano, influências políticas e costumes.
Este filme remete-nos para o processo de socialização, processo de ensino-aprendizagem da cultura de um grupo social.
A socialização surge-nos, como um processo de integração social.
Através da análise do filme é possível distinguir dois tipos de socialização, a primária quando a família de Billy o ensina a comportar-se como membro da sua comunidade, transmitindo-lhe regras e as práticas correntes do seu grupo social e a secundária que completa o processo de ensino-aprendizagem prolongando a aprendizagem de muitos outros comportamentos, consoante os grupos por onde Billy (neste caso) for passando.
Tal como podemos observar através da análise do filme, na acção de socialização intervêm vários agentes, os agentes de socialização, por exemplo a família, a escola, os amigos, etc.
A professora Wilkinson desempenha um papel primordial na vida de Billy, muitas vezes em competição com a família.
Esta motiva-o a enfrentar as críticas da família e a pressão social exercida pela comunidade, para realizar o seu sonho de pertencer ao Royal Ballett School.
No filme em análise é possível observar os principais mecanismos de controlo social: a socialização, a pressão social e as sanções.
Em suma, este é um filme emocionante do princípio ao fim, que contém uma verdadeira lição de vida, isto é, que nos encoraja a lutar sempre pelos nossos sonhos, por mais e mais complicadas que nos pareçam certas barreiras e influências negativas que nos afastam da sua concretização.
O filme em análise mostra-nos que com coragem, força de vontade e talento é possível ascender socialmente.
Paralelamente, o filme aborda a questão do preconceito em relação aos homens que se tornam dançarinos e a questão da homossexualidade, visto que o melhor amigo de Billy é homossexual, enquanto ele, que adora dançar, não tem a mesma orientação sexual.
Na minha opinião as 3 indicações ao Óscar foram mais do que merecidas.

Anónimo disse...

Billy Elliot é um espectacular filme, que retrata o sonho de um menino. Billy tem um grande sonho, o de dançar mas seu pai não o apoia, insistindo para que Billiy tenha lições de boxe modalidade para o qual não tem especial jeito.
O filme Billy Elliot é definitivamente um filme com uma elevada importância, que nos remete para o processo de socialização isto é; um processo dinâmico através do qual os indivíduos aprendem o modo de vida da sociedade em que vivem, e que visa a integração social do individuo nos diferentes grupos a que pertence ao longo da vida. Pois como sabemos quando a criança nasce ela é apenas um organismo biológico, é ainda um ser culturalmente em branco.
Á medida que a criança toma contacto com o ambiente grupal que a rodeia, esta torna-se rapidamente, um ser cultural. Assim sendo, no filme Billy toma contacto com o ambiente grupal que o rodeia aprendendo assim o modo de vida da sua sociedade/grupo.
O processo de socialização é portanto um processo permanente de aprendizagem com vista á integração do individuo na sociedade.
Para alem do processo de socialização o filme remete-nos para o papel dos agentes de socialização. Os principais agentes de socialização são a família, a escola e os meios de comunicação social. No filme estão bastante patentes principalmente os agentes de socialização família e escola. A família surge-nos como o primeiro agente de socialização, pois é em família que a criança aprende comportamentos, atitudes e valores essenciais, por via afectiva, emocional, natural e inconsciente. A escola é também um importante agente de socialização, é nesta que se adquirem conhecimentos e competências específicas (não apenas básicas) para uma integração social saudável. No filme os agentes de socialização estão muito patentes uma vez que a família e a escola são dois agentes importantíssimos, é através destes que Billy vai aprendendo o modo de vida (valores, regras e praticas) da sociedade grupo em que vive. No entanto, podem existir conflitos entre agentes de socialização, quando não há coerência e afinidade entre os valores e modelos de socialização, propostos por cada um desses agentes. Entre o agente de socialização família e escola deparamo-nos com conflitos entre os mesmos, pois enquanto o agente de socialização família não apoia totalmente o sonho de Billy( o de dançar, especialmente o seu pai Durham , insistindo para que este aprenda lições de boxe), o agente de socialização escola apoia incondicionalmente o sonho de Billy, principalmente a professora de Ballet que muito o ajudará. Esta irá ajuda-lo mas sem o consentimento do pai de Billy, que quando descobre a verdade não tem uma boa reacção, deparamo-nos então com o verdadeiro conflito entre a “família” e a “escola”.
Concluindo o processo de socialização contribui para a integração social do indivíduo (adaptação à sociedade) pois ao aprender e aceitar valores, normas e comportamentos do grupo, os indivíduos assimilam e aceitam os padrões de comportamento em vigor, evitando-se assim comportamentos desviantes e desestabilizadores, contribui de igual modo para o controlo social, para impor a ordem social.
Ana Lúcia
12º D

Anónimo disse...

O filme Billy Elliot de Stephen Daldry tem como pano de fundo as lutas grevistas dos mineiros na década de 80, retratando a classe média inglesa e o seu quotidiano, influências políticas e costumes.
Este filme remete-nos para o processo de socialização, processo de ensino-aprendizagem da cultura de um grupo social.
A socialização surge-nos, como um processo de integração social, na medida em que a interiorização e assimilação das normas e valores do grupo por parte do indivíduo torna-o membro desse grupo.
Através da análise do filme é possível distinguir dois tipos de socialização, a primária quando a família de Billy o ensina a comportar-se como membro da sua comunidade, transmitindo-lhe regras e as práticas correntes do seu grupo social e a secundária que completa o processo de ensino-aprendizagem prolongando a aprendizagem de muitos outros comportamentos, consoante os grupos por onde Billy (neste caso) for passando.
Tal como podemos observar através da análise do filme, na acção de socialização intervêm vários agentes, os agentes de socialização, por exemplo a família, a escola, os amigos, etc.
A professora Wilkinson desempenha um papel primordial na vida de Billy, muitas vezes em competição com a família.
Esta motiva-o a enfrentar as críticas da família e a pressão social exercida pela comunidade, para realizar o seu sonho de pertencer ao Royal Ballett School.
No filme em análise é possível observar os principais mecanismos de controlo social: a socialização, a pressão social e as sanções
Em suma, este é um filme emocionante do princípio ao fim, que contém uma verdadeira lição de vida, isto é, que nos encoraja a lutar sempre pelos nossos sonhos, por mais e mais complicadas que nos pareçam certas barreiras e influências negativas que nos afastam da sua concretização.
O filme em análise mostra-nos que com coragem, força de vontade e talento é possível ascender socialmente.
Paralelamente, o filme aborda a questão do preconceito em relação aos homens que se tornam dançarinos e a questão da homossexualidade, visto que o melhor amigo de Billy era homossexual, enquanto ele, que adorava a dança, não tinha a mesma orientação sexual.
Na minha opinião as 3 indicações ao Óscar foram mais do que merecidas.



ANA MARIA ARAUJO
12º D

Anónimo disse...

O filme Billy Elliot de Stephen Daldry tem como pano de fundo as lutas grevistas dos mineiros na década de 80, retratando a classe média inglesa e o seu quotidiano, influências políticas e costumes.
Este filme remete-nos para o processo de socialização, processo de ensino-aprendizagem da cultura de um grupo social.
A socialização surge-nos, como um processo de integração social, na medida em que a interiorização e assimilação das normas e valores do grupo por parte do indivíduo torna-o membro desse grupo.
Através da análise do filme é possível distinguir dois tipos de socialização, a primária quando a família de Billy o ensina a comportar-se como membro da sua comunidade, transmitindo-lhe regras e as práticas correntes do seu grupo social e a secundária que completa o processo de ensino-aprendizagem prolongando a aprendizagem de muitos outros comportamentos, consoante os grupos por onde Billy (neste caso) for passando.
Tal como podemos observar através da análise do filme, na acção de socialização intervêm vários agentes, os agentes de socialização, por exemplo a família, a escola, os amigos, etc.
A professora Wilkinson desempenha um papel primordial na vida de Billy, muitas vezes em competição com a própria família.
Esta motiva-o a enfrentar as críticas da família e a pressão social exercida pela comunidade, para realizar o seu sonho de pertencer ao Royal Ballett School.
É de evidenciar, que os conflitos entre os agentes de socialização surgem quando há divergências em relação a valores, comportamentos ou práticas sociais.
No filme em análise é possível observar os principais mecanismos de controlo social: a socialização, a pressão social e as sanções
Em suma, este é um filme emocionante do princípio ao fim, que contém uma verdadeira lição de vida, isto é, que nos encoraja a lutar sempre pelos nossos sonhos, por mais e mais complicadas que nos pareçam certas barreiras e influências negativas que nos afastam da sua concretização.
O filme em análise mostra-nos que com coragem, força de vontade e talento é possível ascender socialmente.
Paralelamente, o filme aborda a questão do preconceito em relação aos homens que se tornam dançarinos e a questão da homossexualidade, visto que o melhor amigo de Billy era homossexual, enquanto ele, que adorava a dança, não tinha a mesma orientação sexual.
Na minha opinião as 3 indicações ao Óscar foram mais do que merecidas.

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