17 novembro 2009

Dia Mundial da Filosofia

Veste a camisola da Filosofia!


O Departamento de Ciências Sociais e Humanas (grupo de Filosofia) promove, na próxima quinta-feira, dia 19 de Novembro, a comemoração do Dia Mundial da Filosofia no Externato Infante D. Henrique. Nesse dia realizar-se-á a actividade “Veste a Camisola da Filosofia!”.
Para que os alunos “vistam” a camisola da filosofia foram elaboradas t-shirts onde foram estampadas citações de alguns dos mais importantes filósofos desde a época antiga até à época contemporânea.
Assim, esta actividade será o culminar de um trabalho de pesquisa e criatividade dos alunos que, desde o início do ano lectivo pesquisaram citações dos diferentes filósofos, organizaram a respectiva biografia e procuraram compreender melhor o seu pensamento dos filósofos. No total foram estampados quinze modelos diferentes de t-shirts, correspondentes ao mesmo número de citações/filósofos. As t-shirts serão expostas no exterior da escola e vendidas a um preço simbólico, juntamente com uma curta biografia do respectivo filósofo.
Por outro lado, os alunos “vendedores” deverão estar preparados para explicar aos “clientes” o contexto da frase e pensamento do respectivo filósofo.
Com esta actividade o grupo de Filosofia pretende, além de comemorar o Dia Mundial da Filosofia, mostrar a importância da Filosofia na actualidade, divulgar a história do pensamento filosófico, despertar o gosto pela filosofia/filosofar e desenvolver a criatividade.
Nesta actividade o grupo de filosofia contou com a colaboração da Direcção Pedagógica da escola e dos professores Pedro Monteiro e Pedro Miranda, do Curso Profissional Multimédia, que elaborou o design das t-shirts.

O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela UNESCO durante a 33ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO) e começou a comemorar-se em 2007.

Sem comentários:

Programação das AULAS DE FILOSOFIA - RTP Madeira com o Prof. Rolando Almeida

Podes aceder às aulas de Filosofia da RTP Madeira, lecionadas pelo Prof. Rolando Almeida (na foto), acedendo aos links abaixo.  TELENSINO (R...