19 novembro 2009

Assim foi o Dia Mundial da Filosofia na nossa escola!




O testemunho pessoal ou documental de homens (infelizmente muitos mais homens do que mulheres) que, com uma atitude verdadeiramente crítica e filosófica, dedicaram (e por vezes até perderam) uma vida inteira à interrogação, ao questionamento de problemas que foram e continuam a ser a essência da vida humana e do mundo em que vivemos deve suscitar em nós uma grande admiração. Pitágoras, Sócrates, Aristóteles, Descartes, Marx, Nietzshe, Sartre e tantos outros filósofos fizeram o mundo "pular e avançar" e legaram um património de conhecimento incalculável para a humanidade que não podemos desestimar. É assim a Filosofia. Incompreendida por uns, menosprezada por outros mas, diga-se em abono da verdade, valorizada pelos mais sensatos. Por aqueles que consideram que a filosofia é não só um, entre muitos outros, modos de o homem interpertar a realidade, o mundo, mas também de o transformar. Foi esse o apelo que fez Karl Marx há mais de 100 anos: "Os filósofos até agora limitaram-se a interpretar o mundo. De agora em diante é preciso, pelo contrário, transformá-lo".
É este sentimento de que a filosofia "não deixa tudo tal e qual" que pode ficar na comemoração do Dia Mundial da Filosofia na nossa escola. Depois de um contacto (embora generalista) com o pensamento de muitos filósofos, depois de trazermos a filosofia para a rua, de "obrigarmos" colegas e professores a pensar porque é que "O mundo sensível é uma ilusão" (Parménides) ou porque é que "Deus está morto" (Nietzshe) ou ainda porque é que "Cada homem deve inventar o seu caminho" (Sartre) há que vestir genuinamente a camisola da filosofia. Se o fizermos teremos, no futuro, um mundo melhor!
Obrigado a todos os alunos e professores que colaboraram na iniciativa. Aqui ficam algumas fotos.
Sérgio Cortinhas

Sem comentários:

Programação das AULAS DE FILOSOFIA - RTP Madeira com o Prof. Rolando Almeida

Podes aceder às aulas de Filosofia da RTP Madeira, lecionadas pelo Prof. Rolando Almeida (na foto), acedendo aos links abaixo.  TELENSINO (R...