26 novembro 2009

Livre-arbítrio!

«Se ter livre-arbítrio é poder fazer aquilo que desejamos e está ao nosso alcance, então os cães também têm livre-arbítrio.» Concordas? Porquê?

Arte de Pensar, pag. 94

3 comentários:

Daniela Cerqueira 10ºC disse...

Não, não concordo. "A acção livre é aquela em que o agente não é restringido fisicamente, nem coagido na sua vontade, nem limitado na sua racionalidade ao realizá-la."
Ou seja, para uma acontecimento ser livre, tem de ser realizado por um agente com estados mentais conscientes, crenças e desejos. Isto é, um agente tem de ser um ser racional. Assim, visto que até à actualidade, nenhum cientista conseguiu provar que os cães são seres racionais, isto leva-nos à conclusão de que os cães não têm livre-arbítrio ao agir, ou seja, agem, segundo o determinismo, motivados por um conjunto de acontecimentos anteriores (causas), e a sua acção é o efeito desses acontecimentos. Deste modo, podemos concluir que os cães agem segundo cadeias causais e ainda segundo as leis da natureza, não sendo livres nas suas acções.

Diogo Carvalho 10ºC disse...

Eu não concordo. Pelo que conhecemos até hoje, os cães, como animais irracionais, não têm capacidade para decidir em liberdade (até que, pelo menos, alguém consiga provar o contrário), e como o livre-arbítrio é a capacidade para decidir em liberdade, logo os cães não têm livre-arbítrio.

Anónimo disse...

Isso depende se é um cão doméstico ou não. No caso dos cães domésticos eles estão treinados para fazer algo em certas circunstâncias por outro lado o cão não domesticado age de acordo com a sua vontade e ai há livre-arbítrio.

Programação das AULAS DE FILOSOFIA - RTP Madeira com o Prof. Rolando Almeida

Podes aceder às aulas de Filosofia da RTP Madeira, lecionadas pelo Prof. Rolando Almeida (na foto), acedendo aos links abaixo.  TELENSINO (R...