24 dezembro 2009

Algumas sugestões de prendas!


O Livro dos Grandes Opostos Filosóficos, de Oscar Brenifier e Jacques Després (ilustração).
Para ofereceres ao teu irmão ou irmã (7-12 anos) mas também para dares uma espreitadela. Ilustrações interessantíssimas.









Universo, uma Biografia, de John Gribbin
Não é um livro de filosofia mas nem por isso deixa de ser importante para desenvolveres uma atitude filosófica crítica e esclarecida. Com uma linguagem relativamente simples (embora necessites de perbecer alguns conceitos de Física e Química) este autor explica como começou o universo, como se formam as estrelas e os planetas ou como começou a vida.










Que quer dizer tudo isto?
Uma iniciação filosófica, de Thomas Nagel
Os principais problemas e questões filosóficas, teses e argumentos. Um excelente instrumento para desenvolveres o espírito crítico e uma atitude verdadeiramente filosófica. Um excelente auxiliar para o 10ºano, em que problemas como o livre-arbítrio e a ética mas também a morte ou o sentido da vida são apresentados de modo muito interessante.








A Arte de Argumentar, de Anthony Weston
Um bom auxiliar para melhorares as tuas competências argumentativas. Um bom livro para te ajudar a compreender melhor os diversos tipos de argumentos (conteúdos do 11ºano).








Ética para um Jovem, de Fernando Savater
Numa linguagem informal, clara e imaginativa, este filósofo basco aborda valores éticos, como a liberdade ou a responsabilidade e "a arte de bem viver".







Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder
Em forma de romance e num estilo simples, claro e agradável, este autor coloca-te em contacto com a vida e o pensamento dos grandes filósofos.






Sem comentários:

Programação das AULAS DE FILOSOFIA - RTP Madeira com o Prof. Rolando Almeida

Podes aceder às aulas de Filosofia da RTP Madeira, lecionadas pelo Prof. Rolando Almeida (na foto), acedendo aos links abaixo.  TELENSINO (R...