03 dezembro 2009

Os animais têm Direitos? Conferência na nossa escola em Janeiro com o filósofo Pedro Galvão

Os Direitos dos Animais serão justamente um dos temas a ser abordados na nossa escola no próximo período lectivo. O grupo de Filosofia do Externato Infante D. Henrique promoverá uma conferência intitulada “Os animais têm Direitos?”, que será dinamizada pelo filósofo Pedro Galvão (na foto). O colóquio realizar-se-á a 27 de Janeiro de 2010 e procurará discutir questões éticas sobre os direitos dos animais “não-humanos”.
Muitas questões serão equacionadas nesta conferência, tais como o modo como devemos tratar os animais não humanos, o seu estatuto moral, a legitimidade da utilização dos animais na alimentação ou na investigação científica, entre outros.
O Doutor Pedro Galvão é mestre em Filosofia pela Universidade de Lisboa, onde é investigador do Centro de Filosofia e prepara o doutoramento na especialidade de Ética. Membro da direcção da Sociedade Portuguesa de Filosofia. Participou em várias publicações apoiadas pelo Centro para o Ensino da Filosofia, e é também autor de artigos de ética normativa. Publicou diversas traduções de obras filosóficas, incluindo a do livro Utilitarismo, de J. S. Mill (Porto Editora, 2005), que também organizou. Edita a revista electrónica de filosofia moral e política Trólei .
-----------------------------------------------------------------------------------------------
REGISTA AQUI ALGUMAS QUESTÕES QUE GOSTAVAS QUE FOSSEM ABORDADAS NA CONFERÊNCIA "OS ANIMAIS TÊM DIREITOS?"

2 comentários:

Anónimo disse...

A MINHA GRANDE PERGUNTA : « Porque é que os "direitos" dos animais não são respeitados?
Quer dizer, não sei se há ou não direitos oficiais para animais (talvez por não ter nenhum). Mas a maior parte das pessoas sabe (ou não) que não podemos, ou não devemos, andar aos puntapés nem a mandar pelo ar cães, gatos, etc etc.
Isto faz parte do senso comum, mas muita (infeliz) gente não sabe o que isso é, por isso, tratam os seres inferiores e não racionais como discos voadores!


Há gente, minha nossa, onde está Deus aqui?
É contra os direitos dos animais?
Huum :P

Cristiana Costa 10ºC

Daniela Cerqueira 10ºC disse...

Questão: Se de facto os animais têm direitos, porque razão é que o governo não se esforça para que se cumpram? Têm de ser as instituições não governamentais, a maior parte sem grandes fundos, (os quais, apesar de poucos, consiguidos através de grandes esforços), a trabalhar para ver esses direitos assegurados? Tudo bem que estas instituições sejam necessarias. Claro que são! Mas não chegam... Será que não deveriam haver mais responsáveis por ver estes direitos assegurados?
No entanto, é claro que não são só as instituiçoes que contam: toda a gente é responsável por fazer cumprir esses direitos! Todos devemos respeitar os animais, pois estes, apesar de não falarem, nem agirem racionalmente, tambem tem sentimentos, também sofrem e também sentem o afecto!
Há que ter mais consciência dos nossos actos!!
Há que respeitar os animais!!!

Programação das AULAS DE FILOSOFIA - RTP Madeira com o Prof. Rolando Almeida

Podes aceder às aulas de Filosofia da RTP Madeira, lecionadas pelo Prof. Rolando Almeida (na foto), acedendo aos links abaixo.  TELENSINO (R...