20 novembro 2006

O "médico" de filosofia esteve em Portugal

Lou Marinoff esteve esta semana em Portugal a convite da Universidade Católica. Já não é a primeira vez que este filósofo vem a Portugal falar da sua experiência profissional. E porquê?
É que Marinoff é um filósofo americano, Professor de Filosofia na Universidade de Nova Iorque e pioneiro do movimento a favor da prática filosófica (aconselhamento/tratamento filosófico). No fundo, este filósofo considera que há determinados problemas que podem ser tratados não no consultório de um psicólogo ou de um psiquiatra mas de um filósofo. O seu livro, “Mais Platão, menos Prozac” (um best-seller), faz a apologia do aconselhamento filosófico acompanhada de severas críticas a algumas terapias psicológicas e psiquiátricas, sobretudo porque recusa a ideia que uma pessoa com problemas é uma pessoa doente. Diz Marinoff que “os psicólogos e os psiquiatras têm dirigido grande parte dos seus esforços para “tratar as doenças” (isto é, pôr toda a gente a tomar medicamentos). Ter problemas é normal, as desordens emocionais não são necessariamente doenças.”
Utilizando o método PEACE, Marinoff recorre ao saber filosófico construído ao longo da história para o seu aconselhamento prático.

O aconselhamento filosófico (também apelidado de “filosofia clínica") teve a sua origem na Europa na década de 1980, começando na Alemanha, por iniciativa de Gerd Achenbach. Na década seguinte expandiu-se também nos EUA. Só nos EUA há mais de 50 “Praticantes de filosofia clínica”, com “consultório aberto”, certificados pela APPA (American Philosophical Practitioners Association).

Sobre Lou Marinoff consultar:
http://www.loumarinoff.com/

Sobre a APPA consultar:
http://www.appa.edu/


Sobre o aconselhamento filosófico em Portugal consultar:
http://filosofiapratica.blogspot.com/
http://apaef2005.weblog.com.pt/


Algumas citações de Lou Marinoff, do livro “Mais Platão, Menos Prozac”

“A minha função é ajudar (os meus clientes) a compreender o tipo de problemas que têm de enfrentar e, através do diálogo, desatar os nós e pôr ordem nos componentes e nas implicações desses mesmos problemas.”

“Trabalho com os clientes para identificar as suas crenças e para explorar questões universais de valores, de significado e de ética.”

“O efeito terapêutico é proporcionado pelo diálogo, pela troca de ideias.”

“Se os problemas mais importantes forem de ordem filosófica, e se o terapeuta ou o médico não se aperceber disso, as pessoas podem ser prejudicadas pelos tratamentos psicológicos ou psiquiátricos.”

“Algumas pessoas podem não beneficiar nada com a ajuda de Platão, tal como outros poderão não tirar benefícios do Prozac. Para algumas será melhor começar pelo Prozac, passando depois a Platão, ou ministrar Platão e Prozac, em simultâneo.”

“A troca de ideias é uma mercadoria valiosa, apesar de não estar cotada na bolsa.”

“Na década de 1980, os psiquiatras estimaram que um em cada 10 americanos sofria de doença mental. Nos anos 90 subira para um em cada dois. Não tarda que sejam todos – excepto, bem entendido, os psiquiatras.”

Sem comentários:

Programação das AULAS DE FILOSOFIA - RTP Madeira com o Prof. Rolando Almeida

Podes aceder às aulas de Filosofia da RTP Madeira, lecionadas pelo Prof. Rolando Almeida (na foto), acedendo aos links abaixo.  TELENSINO (R...